Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva

O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva foi criado em Agosto de 2000, por ocasião da inauguração de uma estrada em Soito da Ruiva.

Deslocava-se a aldeia, o então Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng. Rui Silva, e um grupo de naturais de Soito da Ruiva decidiu receber as entidades oficiais com trajes e cantares tradicionais. A partir daí o grupo nunca mais parou, iniciando a sua actividade com actuações em almoços e festas da aldeia. No entanto, quem assistia às actuações começou a divulgar a actividade do grupo e os convites para actuar foram surgindo, sendo que a primeira grande actuação em público foi na Ficabeira (Arganil) em Setembro de 2002.


O grupo conta neste momento, um grande número de actuações destacando-se a participação em todas as edições da Feira das Freguesias em Arganil, Feira International do Artesanato de Lisboa 2009, Bolsa de Turismo de Lisboa 2010, “Do Natal aos Reis em Coro” evento promovido pela Câmara Municipal de Almada, entre muitos outros.


O ano de 2008 destaca-se na vida deste grupo pela edição do primeiro CD e prevê-se uma segunda edição em 2010, ano em que se celebram os 10 anos do grupo.


O GDCSR continua em grande actividade e o seu objectivo é a divulgação dos hábitos, costumes, tradições, cultura e etnografia da nossa região, em especial da aldeia de Soito da Ruiva. (Aldeias de Memórias)

/

Criado por Sétimo Digito, Lda